• FabrikArt

O que é a positividade tóxica?



A #positividadetóxica tem como premissa a ideia de que a nossa qualidade de vida será melhor se eliminarmos os pensamentos negativos e os sentimentos inerentes aos seres humanos.

Sem dúvidas, ser positivo nos ajuda a enfrentar as situações difíceis e ter esperança em dias melhores. Porém, quando há um excesso de positividade, passamos a colocar para baixo do tapete coisas que deveríamos realmente sentir.


Em suma, a repressão dos aspectos negativos da vida acaba por ser um tiro no próprio pé, tendo em vista que traz consequências ainda piores depois. Mais importante que reprimir tais sentimentos, o ideal seria aprender a expressá-los de forma adequada — ou seja, expressar sentimentos como raiva, tristeza e medo de forma que não fosse prejudicial.


Além disso, pensar em situações ruins pode nos proteger de algum perigo iminente, diferente do que aconteceria se achássemos que o mundo é um "parquinho de diversão". Ao guardar essas emoções, elas podem surgir, repentinamente, de uma forma muito maior do que quando começou.


Aliás, você já deve ter ouvido a expressão “engolir sapos”. Ela se refere às situações que precisamos ouvir calados para evitar um problema maior. Porém, essa raiva reprimida pode se tornar algo bem maior. Por esse motivo, é importante expressar esses sentimentos, mesmo que seja através das artes ou verbalmente.


A #positividadetóxica deve ser evitada, se você quiser manter a sua saúde mental. Então se perceber que está estressado, ouça uma música que te deixe pra cima, escreva num pedaço de papel, faça uma série de exercícios físicos ou chore. Tudo isso vai te ajudar a não reprimir as emoções.


A positividade tóxica ainda afeta toda a sociedade, além de nos impedir de lidar com as nossas próprias emoções e sentimentos de forma natural.

Por esse motivo, esse movimento vem sendo entendido como prejudicial, sobretudo porque ele afasta algumas pessoas do convívio social, por acharem que estão incomodando a paz estabelecida.


Nesses tempos de pandemia, quanto mais sinceros nós formos em relação ao que estamos sentindo, melhor será. Primeiramente, admitir a nossa vulnerabilidade é o primeiro passo para que possamos aguentar determinadas situações e melhorar com o passar do tempo, cicatrizar feridas e recomeçar, no momento certo.

Posts recentes

Ver tudo
Assine nossa Newsletter

© DIREITOS RESERVADOS 2020 | CRIADO POR FABRIK'ART | CNPJ: 11.866.957/0001-31

Rua Nunes Machado, 472 - Cj. 907 | Centro - Curitiba / PR - Brasil - CEP: 80250-000

Tel: (41) 3538-2991 | fabrikartbrasil@gmail.com