• FabrikArt

2ª Jornada Cultural – Representantes de escolas de Curitiba vão ao Rio de Janeiro

Atualizado: 7 de Mai de 2019



No último final de semana de maio, dias 27 e 28, a Fabrik'Art levou professores e diretores de algumas escolas de Curitiba para o Rio de Janeiro, com o objetivo de viver experiências culturais que pudessem inspirar esses profissionais e agregar conhecimento educacional para o dia a dia do ambiente escolar.


A Jornada Cultural Rio de Janeiro, idealizada e produzida pela Fabrik’Art, contemplou visitas a museus, pontos turísticos, teatro e outros locais famosos de arte e entretenimento. Vamos saber um pouquinho como foi esse itinerário cultural!

Se estamos no Rio de Janeiro, então, vamos começar com os clássicos que nos permitem ver a grandeza e a beleza dessa cidade: o Corcovado e o Pão de Açúcar. O passeio foi ótimo e lindo!



Depois, fomos ao Museu do Amanhã. O lugar é muito enriquecedor, pois desperta nosso olhar para questões sobre as grandes mudanças já havidas e quais os caminhos que podem se abrir para o futuro. É o retrato do mundo e da atuação da ciência, que influencia nosso planeta por meio da ação humana. Foi uma grande oportunidade para refletirmos sobre nossas próprias escolhas, ampliarmos o conhecimento e, quem sabe, a partir daí, transformarmos nosso modo de agir.


Também visitamos o Museu de Arte do Rio (MAR). Instalado na Praça Mauá, em dois prédios heterogêneos, porém interligados – o Palacete Dom João VI, tombado, e o edifício de estilo modernista –, o MAR foi um ponto indispensável de nosso roteiro, pois, além das salas de exposições, ele abriga o espaço da Escola do Olhar, que tem como foco a formação de educadores da rede pública.

Adoramos conhecer e nos envolver com essa iniciativa de produção, preservação e devolução à comunidade de bens culturais, em um ambiente que provoca experiências coletivas, pessoais e, principalmente, no nosso caso, profissionais.

Para descontrair um pouco, mas sem perder a linha cultural e educacional traçada para nosso roteiro, visitamos os Arcos da Lapa. Localizados, como o próprio nome indica, na região da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, esse monumento arquitetônico do período colonial nos trouxe um pouco da atmosfera do Rio Antigo. Há muita história envolvida nesse lugar, desde a sua finalidade até a arte de sua construção, e visitá-lo nos aguçou a pesquisa a respeito do passado dessa cidade.

Seria quase que uma contradição ir ao Rio de Janeiro e não conhecer a Avenida do Samba, afinal, o carioca e o samba estão mais que interligados. E a ida ao Sambódromo só nos fez constatar essa condição: o samba é a alma do carioca e vice-versa.

Depois de uma enxurrada cultural histórica, resolvemos usufruir da nova era e ter a experiência de andar de veículo leve sobre trilhos, o famoso VLT Carioca. Essa experiência nos oportunizou um momento de reflexão de como a tecnologia pode, sim, ser nossa aliada de forma sustentável e segura.


Depois de um descanso no final da tarde, nossa programação noturna começou no

Teatro Riachuelo para assistir a “Vamp, o Musical”, com Ney Latorraca e Claudia Ohana. Um momento de nostalgia e muitas risadas. E para fechar a noite, fomos ao Pavilhão Cultural Rio Scenarium. De samba a forró, passando por um bloco de carnaval, curtimos muito a típica noitada carioca contemporânea.


A jornada sobretudo tem um grande objetivo. A integração. Integração entre equipes. Entre gestão. Entre os lugares, os espaços e as pessoas. Entre o imaginário e o real. Os museus, as praças e a história ajudam alimentar esse olhar tão indispensável ao nosso ofício de educar.

"Como se a viagem fosse um terceiro elemento de educação. Nós. O que pensamos. O que vemos e sentimos..."

Quer visualizar mais foto? Clique aqui

#RiodeJaneiro #JornadaCultural #cultura #Vivências

Assine nossa Newsletter

© DIREITOS RESERVADOS 2020 | CRIADO POR FABRIK'ART | CNPJ: 11.866.957/0001-31

Rua Nunes Machado, 472 - Cj. 907 | Centro - Curitiba / PR - Brasil - CEP: 80250-000

Tel: (41) 3538-2991 | fabrikartbrasil@gmail.com