top of page
logo nova- FabrikArt
  • Foto do escritorFabrikArt

O que é UI Design - User Interface

Atualizado: 7 de mai. de 2019


User Interface Design

O avanço das tecnologias e a forma com que nos relacionamos no meio digital fizeram com que houvesse o surgimento de uma área muito importante: a User interface (UI) ou Interface do Usuário. Existente desde o surgimento da primeira máquina, UI design sofreu avanços e adaptações que buscam melhorar a experiência do usuário (UX).

A User Interface é o que esta entre o usuário e o aplicativo, software, site ou qualquer produto digital que requer uma interação entre pessoa e dispositivo. Buscando uma relação cada vez mais positiva e satisfatória para o usuário, a UI deve procurar ser o mais amigável possível (user-friendly, termo usado em inglês)

Diferença entre UI (User Interface) e UX (User Experience)


Diferença entre UI (User Interface) e UX (User Experience)

UX Designer (Designer de Experiência do Usuário)


UX Designer (Designer de Experiência do Usuário)

A experiência do usuário é como uma pessoa se sente ao se conectar a um sistema. O sistema pode um site, uma aplicativo...

Isso inicia-se com muita pesquisa. Você não pode criar nada de valor para um usuário, a menos que você entenda os tipos de problemas que ele tem e como pode resolvê-los.

Quando pensamos em experiência do Usuário temos que nos preocupar com os aspectos da aparência, sensação e a usabilidade do produto.

- Aparência: criar um produto que tenha um apelo visual e que, em particular, se harmonize com os valores dos usuários e capture o espírito do que eles esperam nesse produto.

- Sensação: desenvolvimento de produtos que são “divertidos e amigáveis para usar”, os produtos devem proporcionar uma experiência prazerosa e não apenas funcional.

- Usabilidade: é uma grande parte da experiência do usuário e desempenha um papel importante em experiências que são eficazes e agradáveis, mas os fatores humanos, ciência, psicologia, arquitetura de informação e princípios de design centrados no usuário desempenham papéis importantes.

UI Designer (Designer de Interface do usuário)


Apesar de ser um campo mais antigo e mais praticado, ainda existe a imprecisão de “O que é o design da interface do usuário?“.

Enquanto a experiência do usuário é um conglomerado de tarefas focadas na otimização de um produto para um uso efetivo e agradável, o design da interface do usuário é o seu visual, a aparência, a apresentação e a interatividade de um produto.

A função UI (User Interface) é crucial para qualquer interface digital e para os clientes é um elemento-chave para confiar em uma marca. Também é responsável pela transferência dos pontos fortes e ativos visuais da marca para a interface de um produto para aprimorar melhor a experiência do usuário. Também é um processo de orientação visual do usuário através da interface de um produto por meios de elementos interativos e em todos os tamanhos e plataformas. E por último é um campo digital, que inclui responsabilidade pela cooperação e trabalho com desenvolvedores ou código. Ou, em termos analógicos, o UI design produz a apresentação visual e gráfica de um produto

0 comentário
bottom of page